quarta-feira, 30 de junho de 2010

Chegada a Casa com o nosso 2º filho

A chegada a casa, que muitas vezes seria maravilhoso é por muitas vezes um momento doloroso!


Saí do hospital com uma ansiedade tremenda de ir a correr para os braços do Rafael, dividir o momento com ele, um momento que eu julgo ser nosso, felizmente por um lado a minha casa encheu-se rapidamente de pessoas que nos são muito queridas, sinónimo de amar e sermos amados, infelizmente porque quando saímos do hospital vimos exaustas, cansadas... Eu só queria o meu cantinho, o meu sossego a minha intimidade... a exaustão é tanta, tanta gente a falar ao mesmo tempo, tanta gente ao mesmo tempo, que por mais que queiramos receber bem as pessoas é impossivel. E eu gosto de receber bem as visitas, de estar com elas de lhes dar atenção, mas quando se vem com uma bebe nos braços, tendo outro filho de 4 anos à nossa espera, quando tudo é novo, é muito difícil gerir a situação!


Custa muito, ainda por cima aquelas pessoas que nos pensávamos que podíamos estar mais a vontade em relação a estes sentimentos são as primeiras a criticarem a forma como as recebemos, e se não criticam pensam... basta o olhar delas nos dias seguintes à visita, e ficam tão ofendidas que nem voltam a fazer uma visita... o ser humano é muito complicado... mas muito complicado mesmo.


Mas sinceramente o que me preocupa mesmo é o meu bem estar, a minha sanidade mental (que nesta altura está muito melindrada) preocupa-me o bem estar da minha bebé e do meu filho!


Sim! Eu nunca vou visitar ninguém nos primeiros dias, eu não vou nos primeiros fins de semana, e por uma questão de gostar da pessoa que teve bebe, de a respeitar e de querer o melhor para ela ligo sempre para saber se a posso visitar e quando a poderei ir visitar. Se ela me disser não, não vou ficar chateada, não não vou! Ficaria sim chateada se senti-se que estaria a ser um frete alguém me receber.
Mas realmente, nós enquanto seres humanos não somos todos iguais!
E ao fim de duas semanas as visitas desapareceram, e aquela euforia esvaeceu! O que me deixa um pouco triste porque resumindo somos mesmo torturadas nos dias em que mais precisamos de descansar e ,quando realmente precisávamos de companhia e de visitas, como deixamos de ter a novidade já ninguém aparece... Isto é, não vou ser injusta na totalidade, porque quem realmente gosta de mim continua vir cá visitar-me...

Mas é quase um atentado à nossa família, ao nosso bem estar, porque quando os bebes ainda se estão a adaptar ao nosso meio, ainda não tem defesas, quando o dia a dia deles é chorar, comer e dormir e pouco ou nada se dão conta de quem está a sua volta a nossa casa esta bombásticamente repleta... E quando os bebes são mais crescidinhos, começam a reagir as nossas intervenções, quando eles até já gostam de brincar e ir para o colo, a nossa casa esta vazia...

2 comentários:

  1. Olá Priscila!
    Sou a Sofia do pku+metabolicas e gostava imenso que se juntasse ao nosso grupo e contribuisse com a sua experiência. A partilha com o grupo, ajuda imenso quem está a passar pelo mesmo ou quem acaba de entrar neste mundo das metabólicas.
    Muitos parabéns pelo nascimento da sua menina!
    Se quiser juntar-se a nós, envie-me um email para pkumetabolicas@hotmail.com
    Beijos e muitos parabéns e força que dois pequenos em casa é OBRA!

    ResponderEliminar
  2. Olá D. Priscila...como a entendo...através da sua mensagem no blog da turminha cheguei a este cantinho e não consegui deixar de ler...ler...até porque tenho alguma curiosidade em relação ao Rafael, à doença dele...mas mais importante que tudo isso é a força que mostra aqui. Parabéns...Eu sou mãe adoptiva de um menino com problemas gravíssimos e sei o que é sofrer por ser incompreendida...hoje com o passar do tempo tudo correr, tudo caminha, mas é sempre um caminho duro...pelo que lhe desejo tudo de bom pela vida fora e acredite que o Rafael vai vencer. Qualquer coisa pode contar comigo, basta escrever, falar...etc...mais uma vez parabéns pela grande mulher que é:) Beijinhos Rosa Familiar

    ResponderEliminar