quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

O Rafael e a pré-escola

Com 3 anos decidi que o Rafael deveria começar a frequentar as pré-escola, é óbvio que conversei com a médica dele! Mas quanto mais depressa o meu filho descobrisse o mundo lá fora, penso eu que mais fácil seria para ele digerir as diferenças. Penso que não estou errada nesta forma de pensar e de estar! A vida por si só já é muitas vezes cruel, por isso tenho o dever como mãe de conduzir o meu filho para estar preparado!


Confesso que estava em pânico e tinha um nó na garganta! Pois até a essa data ele estava sempre rodeado de pessoas que percebiam da doença dele, ou com os pais ou com os avós. Sim, porque quem toma conta dele é a minha sogra! Custou um bocadinho! Mas lá fui eu com ele leva-lo à escola! Antes disso houve uma reunião de pais com a educadora, e expus o problema do Rafael. Senti que ficaram muitas duvidas no ar, mas só o dia a dia é que nos ajuda a compreender melhor este tipo de doenças!

O Rafael também estava cheio de medo, mas juntos sei que superamos obstáculos! E foi com muito orgulho que o deixei na escola, porque estávamos todos ansiosos e receosos, mas o meu príncipe, que tão pequeno já tem uma realidade tão diferente das outras crianças, aguentou-se bem, ficou tão bem na escola! Enquanto alguns choravam e berravam, ele ficava a olhar com um ar espantado, a pensar que era tão estranho aquelas birras todas, se alguns passassem e enfrentassem o que ele enfrenta diariamente aí sim tinham razão para chorar.

Mas, talvez seja mesmo assim, pela experiência que vou tendo, quantos mais obstáculos a vida nos propõe e quantos mais vencemos, mais maduros ficamos e percebemos que não é com choradeira e lamechices que superamos os nosso problemas!

E até hoje, lá vai o meu rapazote para a escola, de manhã mando-lhe o lanche dele, à hora de almoço a avó prepara-lhe sempre um pratinho de sopa e o 2º prato, para sobremesa uma peça de fruta, volta outra vez à escola e as 15h30 regressa a casa da avó, até eu ou o Filipe o irmos buscar!

No inicio foi complicado, não pelo Rafael, mas pela educadora e auxiliar, porque aparentemente perceberam, mas na realidade não tinham percebido, cometaram erros, mas que foram contornados e devidamente resolvidos! Entretanto também pedi uma declaração à medica para entregar na escola!

Felizmente, correu bem, mas também é pena que por vezes tenha que se errar para perceber que tipo de doença o Rafael tem. Como o Rafael, tem uma óptima aparência, é bem constituído, até grandinho demais para a idade, eu vejo na cara das pessoas, que acham que eu é que exagero e que provavelmente ele não tem nada... mas eu respeito a ignorância! E contorno a situação...

3 comentários:

  1. É muito complicado mesmo para nós que somos mães, mas espero que quando chegar a minha vez seja tão forte como tu. beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Eu acredito em você!! passo pelos mesmos problemas, mas continuo do lado de meu marido. Ele vai vencer... imagino que ele seja lindo. Abraços . Adriana

    ResponderEliminar
  3. queria mto que alguem de vcs me mandassem um email pq minha filha tem o mesmo problema alinecheaito@hotmail.com
    queria ajuda de vcs!

    ResponderEliminar