quarta-feira, 1 de julho de 2009

Receita de francesinha muito light

Pois é, como é sabido o Rafael faz um alimentação isenta de proteínas e lípidos devido á aciduria glutárica tipo II, assim tenho tentado suavizar um pouco as limitações alimentares. Aqui há uns dia atrás apetecia-me imenso uma francesinha, mas doía-me tanto ir buscar para mim e ele ficar a ver ou dar-lhe o que normalmente come, que derrepente a minha mente abriu-se e consegui fazer uma francesinha para ele, é óbvio que o pão de forma não é igual ao nosso, mas quem tiver que fazer uma alimentação saudável ou vegetariana pode ficar com esta ideia utilizar, o pão de forma normal, não me perguntem medidas e quantidades porque não sei cozinhar assim.
Mas o molho ficou divinal! Para os mais preguiçosos podem fazer com polpa de tomate de compra, eu faço a minha polpa de tomate. Numa panela anti-aderente, coloca-se 2 alho cortados às rodelas fininhas e 1 cebola também às rodelas, deixa-se alourar sem colar no tacho, não se põe gorudra, entretanto junta-se a polpa de tomate, 1/4 de 1 pimento vermelho, de 1 pimento verde e de um pimento cor-de-laranja, junta-se uma pitada de sal, junta-se um pouco de água se necessário deixa-se cozer um pouco, como faço para o Rafael ponho àgua, para um adulto fica bom um pouco de cerveja. Eu não ponho nem água, porque normalmente eu faço a polpa de tomate e congelo em sacos, ao descongelar directamente na panela, nesta primeira fase normalmante não ponho água.
Quando os pimentos estiverem cozidos, passa-se tudo na varinha mágica volta-se a colocar na panela, junta-se colorau (pimentão doce) e uma ou duas folhas de louro partidas em quatro, também se pode juntar piripiri, àgua ou cerveja qb e deixa-se ferver.O molho está pronto!!!
O recheio da francesinha, fica ao critério da imaginação de cada um, eu ponho cogumelos entre as fatias de pão coloco na tosteira e quando o pão está tostado coloco num prato fundo e o molho por cima! Está um Francesinha feita à moda do Rafael, sem ponta de gordura e com baixo teor proteico.
Bem a primeira vez que fiz para o Rafael, estava reticente, pois era a primeira vez que fazia este prato para ele! Mas é e foi tão compensador ver a alegria dele estampada no rosto, aquele brilho nos olhos dele... é a minha melhor terapia ver e sentir o meu filho feliz!!!
Ele adorou, delirou porque ja tinha ouvido falar tanto de francesinha e não podia comer!
E dizia, obrigado mamã, amo-te muito... Sabem o que é reconfortante, ele não diz que me ama porque eu dou-lhe um brinquedo ou porque eu faço-lhe as vontades relativamente a um capricho, mas sim porque partilhamos os nossos problemas, as nossas dificuldades, as nossas vitórias! E este amor sem interesses, este amor tão puro e virgem foi das melhores coisas que a vida me deu! Este amor, esta cumplicidade... é tudo para mim...

Sem comentários:

Enviar um comentário